Mapa 3. Produzido pelos autores
É importante evidenciar o protagonismo que é a presença da praia (oceano atlântico) como elemento natural de visual atrativo do bairro. Pode-se dizer que ele é o responsável pela disposição presente do sistema viário do tecido urbano da região, além de ser a base do acúmulo dos pontos nodais da Praia do Futuro I. O bairro acontece principalmente na faixa de praia, e é neste espaço onde as principais atividades se concentram. A partir dessa perspectiva, fez-se a análise visual do bairro Praia do Futuro I, através das categorias de análise de Kevin Lynch, são elas: os percursos, os nós, os limites e os marcos, apresentadas a seguir.
1. Percursos (vias)
Configura-se como percurso as principais vias que compõem a paisagem urbana. É possível hierarquizá-las de acordo com sua definição espacial. No caso do bairro Praia do Futuro I, os principais percursos de acesso e fuga são destacados pela Av. Santos Dumont , Av. Renato Braga e Av. Dioguinho - estas denominam-se vias arteriais. Outras três ruas cruzam o bairro no sentido sudoeste-nordeste (ver mapa 3) denominadas como vias coletoras. Estas vias são responsáveis por distribuir o fluxo de veículos e pessoas das vias arteriais e ainda permitir a circulação por dentro do bairro.
Figura 5. A praia é o principal elemento natural de visual atrativo do bairro.
Fonte: Verdes Mares. Disponível em: <http://www.verdinha.com.br/>
2. Nós (pontos nodais)
Os nós urbanos, são pontos específicos estratégicos, onde acontecem os encontros dos principais percursos e são para onde converge a maior parte das pessoas que estão circulando na região. No bairro em estudo, foi possível identificar três pontos nodais através da análise visual (ver mapa 3). Um destes pontos é o cruzamento da Avenida Santos Dumont com Av. Dioguinho, pois são locais de encontro de tráfego de veículos em acesso ou em fuga do bairro. Na faixa de praia, há mais outros dois pontos de concentração. São nestes locais onde se encontram as principais barracas de praia. Eles se caracterizam como nós por serem pontos para onde convergem a maior parte das pessoas que frequentam o bairro.
3. Limites
Denominam-se limites as fronteiras entre duas partes de um lugar, ou seja, são interrupções lineares da continuidade do tecido urbano que podem ser percebidas visualmente. No bairro Praia do Futuro I, podem ser destacados limites viários e naturais, como mostra o mapa 3. A Av. Renato Braga e Av. Trajano de Medeiros limitam a continuidade do bairro para dentro do território, no sentido leste. Em leste, o limite se dá pela presença de um elemento natural (Oceano Atlântico).
4. Marcos visuais
Geralmente os marcos visuais são elementos construídos que funcionam como referencial externo ao observador. Se caracterizam por marcar um percurso, por distinguir uma determinada área das demais. Através na análise do bairro em estudo, não foi possível identificar marcos de grande escala, entretanto, existem alguns pontos que podem servir como referencial para quem se desloca intra-bairro. No mapa 3, foi identificado uma barraca de Praia popular no bairro e na cidade (nº 1), também algumas escolas (n.º 2 n.º e 3), e a Unidade de Pronto Atendimento - UPA (n.º 4).
Figura 6. Barraca de praia famosa é um marco visual do bairro.
Fonte: https://www.tripadvisor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário